sábado, 3 de abril de 2010

TIPOS DE TINTAS E SIMETRIA




Para Segunda-Feira leiam o texto para discussão em sala.



TIPOS DE TINTA




  • Guache é um tipo de pintura semelhante à aquarela, mas com uma consistência mais densa e opaca devido à adição de pigmento branco á mistura, alem de goma-arábica como aglutinante. O resultado, são cores mais fortes e menos transparentes que as obtidas com as aquarelas.
    Os pigmentos do guache quando secam, aparecem ligeiramente mais claros do que quando molhados, pelo que pode se tornar uma tarefa difícil a combinação das cores.

  • As aquarelas são pigmentos que se dissolvem com facilidade na água e são fixados com goma-arábica ou resinas plásticas. Esses materiais fornecem mais luminosidade às cores, e muitos artistas usaram e abusaram da aquarela para expressar o espetáculo da natureza.

  • A têmpera é um método de pintura no qual os pigmentos de terra são misturados a um “colante”, uma emulsão de água e gemas de ovo ou ovos inteiros (às vezes cola ou leite).

  • A pintura a óleo é uma técnica artística, que utiliza tinta a óleo, aplicada com pincéis, espátulas, ou outros meios, sobre telas de tecido, superfícies de madeira ou outros materiais.

  • O acrílico é uma tinta sintética solúvel em água que pode ser usada em camadas espessas ou finas, permitindo ao artista combinar as técnicas da pintura a óleo e da aquarela. Se você quiser fazer tinta acrílica, você pode misturar tinta guache com cola branca (PVA).


SIMETRIA



Simetria – Assimetria - Radial



  • Simetrias são encontradas, freqüentemente, na natureza: olhe para o seu corpo, olhe para as imagens em um espelho, olhe as asas de uma borboleta, as pétalas de uma flor ou uma concha do mar.

  • Simetria é por vezes definida como "proporções perfeitas e harmoniosas" ou "uma estrutura que permite que um objeto seja dividido em partes, de igual formato e tamanho". Quando pensamos em simetria, provavelmente, pensamos em algum tipo de combinação de todas ou algumas dessas palavras. Isto porque quer em biologia, arquitetura, arte ou geometria, simetrias refletem, de alguma forma, todas estas características.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário